Ucrânia "aceita plano de paz" de Donald Trump. Faltará acertar "detalhes"
- 25/11/2025
A Ucrânia "aceita o plano de paz" de Donald Trump. A informação é avançada pela CBS News, que cita uma fonte do governo norte-americano.
"Os ucranianos aceitaram o plano de paz. Ainda há alguns detalhes a acertar, mas eles aceitaram o plano de paz", disse essa mesma fonte, esta terça-feira.
Rustem Umerov, secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, também afirmou numa publicação nas redes sociais que as delegações ucraniana e norte-americana chegaram a um entendimento comum sobre as condições-chave do acordo de paz.
Umerov aludia à reunião realizada no domingo, em Genebra, que alterou os termos da proposta inicial de Trump para terminar a guerra iniciada pela Rússia em fevereiro de 2022.
We appreciate the productive and constructive meetings held in Geneva between the Ukrainian and U.S. delegations, as well as President Trump’s steadfast efforts to end the war.
— Rustem Umerov (@rustem_umerov) November 25, 2025
Our delegations reached a common understanding on the core terms of the agreement discussed in…
Também esta manhã, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, enfatizou, através de um post na rede social X, que a perspetiva de paz começa a ganhar contornos reais, havendo "resultados sólidos" fruto das negociações em curso, mas destacando que ainda "há muito trabalho pela frente".
This morning, I spoke with Prime Minister of the United Kingdom @Keir_Starmer. It was a good and very productive conversation.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 25, 2025
I thanked the Prime Minister for the condolences he expressed to the Ukrainian people. Last night, Russia launched another attack – at a time when… pic.twitter.com/8twO1mYLLr
De recordar que as autoridades ucranianas admitiram hoje uma possível visita de Volodymyr Zelensky aos Estados Unidos, durante esta semana, para negociações com Donald Trump sobre o fim da guerra com a Rússia.
"Ansiamos por organizar a visita do Presidente da Ucrânia aos Estados Unidos o quanto antes, em novembro, para finalizar as etapas restantes e alcançar um acordo com o Presidente Trump", declarou o principal negociador ucraniano, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).
Trump disse anteriormente que queria que Zelensky assinasse o acordo de paz até à próxima quinta-feira, Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
[Notícia atualizada às 13h25]
Leia Também: Zelensky garante que plano de paz dos EUA já não tem 28 pontos





.jpg)























































