UE saúda libertação de presos políticos na Bielorrússia
- 14/12/2025
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, aplaudiu "a libertação de presos políticos na Bielorrússia, incluindo Ales Bialiatski, Maria Kolesnikova e cidadãos da UE", através de uma mensagem nas redes sociais.
"Este facto deve reforçar a nossa determinação. A determinação de continuar a lutar por todos os prisioneiros que permanecem presos na Bielorrússia, porque tiveram coragem de dizer a verdade ao poder", defendeu a líder do executivo comunitário.
Von der Leyen afirmou que "a luta pelos direitos humanos e pela justiça na Bielorrússia deve continuar, até que as aspirações democráticas do povo bielorrusso sejam realizadas".
I welcome today’s release of political prisoners in Belarus, including Ales Bialiatski, Maria Kalesnikava and EU nationals.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) December 13, 2025
This development must strengthen our resolve.
The resolve to keep fighting for all remaining prisoners behind bars in Belarus because they had the courage…
Por sua vez, a alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, elogiou a intervenção da administração norte-americana de Donald Trump: "o mérito vai para os Estados Unidos por terem tornado isto possível", escreveu, nas redes sociais.
A chefe da diplomacia europeia apelou também à libertação de "todos os que permanecem injustamente detidos."
I welcome the release of Ales Bialiatski, Maria Kalesnikava, Maksim Znak and others from Belarusian prisons.
— Kaja Kallas (@kajakallas) December 13, 2025
I share the joy of their families and friends.
Credit goes to the US for making this possible.
Now, all those who remain unjustly detained must be released.
Já a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, disse que os eurodeputados continuarão a "pressionar para que todos os prisioneiros políticos na Bielorrússia sejam libertados, incluindo o jornalista Andrzej Poczobut, a quem iremos homenagear com o Prémio Sakharov em Estrasburgo na terça-feira".
I welcome the release of a number of political prisoners in Belarus, including Sakharov Prize laureates Maria Kolesnikova and Ales Bialatski, also laureate of @NobelPrize for Peace.
— Roberta Metsola (@EP_President) December 13, 2025
They have endured so much. I wish them strength as they should reunite with their families and… pic.twitter.com/99NvoMpUoE
A Ucrânia confirmou no sábado que, das 123 pessoas perdoadas pelo Presidente bielorrusso Alexander Lukashenko, incluindo prisioneiros políticos, 114 serão recebidas no país, incluindo os principais líderes da oposição que foram presos, Maria Kolesnikova e Viktor Babariko.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convenceu o autoritário líder bielorrusso a perdoar os prisioneiros em troca do levantamento de mais um pacote de sanções contra Minsk, considerada a última ditadura da Europa e o principal aliado da Rússia na guerra com a Ucrânia.
Leia Também: Comité aliviado com libertação de vencedor do Nobel da Paz na Bielorrússia





.jpg)






















































