Uganda: Várias mesas de voto por abrir. Há falta de boletins e anomalias

  • 15/01/2026

Os ugandeses vão eleger um novo presidente e deputados para o parlamento, num sufrágio marcado por intimidações, violência e desaparecimentos, que instauraram um clima de medo no país com uma das populações mais jovens do mundo.

 

O atual presidente, Yoweri Museveni, do partido Movimento da Resistência Nacional (NRM, na sigla inglesa) e no poder há 40 anos, e o seu principal rival, o político e ex-músico Bobi Wine, cujo nome verdadeiro é Robert Kyagulanyi, do partido Plataforma da Unidade Nacional (NUP, na sigla inglesa), são os favoritos entre oito candidatos.

"Não está aqui ninguém para dizer o que se passa", lamentou a comerciante de 56 anos Abuza Monica Christine, em Jinja, perto da fronteira com o Quénia, à agência noticiosa francesa AFP, sugerindo ser algo "propositado", pois a zona é considerada um dos redutos da oposição.

Um funcionário do partido do governo disse à AFP que o problema com as máquinas biométricas pode estar relacionado com a disponibilidade da Internet, confessando que não foram dadas instruções, até ao momento, por parte da Comissão de Eleições.

"Se isto está a acontecer em todos os sítios, há motivo para preocupação. As pessoas vão ficar insatisfeitas porque não terão a certeza do resultado", lamentou o artesão de 48 anos Katomgole Juma, enquanto esperava para votar no centro de Kampala.

Nos bairros de lata da capital, outro 'feudo' de Bobi Wine, as votações também ainda não tinham começado.

"Estou há três horas à espera sem uma explicação", disse o partidário de Wine de 21 anos Tony Kaweesi, admitindo estar "exausto, a ponto de perder toda a motivação para votar".

Num bairro nobre de Kampala, 'bastião' do partido do presidente, pelo menos uma secção de voto abriu às 07:00 (04:00 em Lisboa) conforme previsto, segundo a AFP.

"Preciso de votar porque preciso do meu presidente... Preciso de segurança", disse o canalizador de 55 anos Godfrey Kisimbea, o primeiro naquela fila de espera.

A televisão NBS também mostrou outras assembleias de voto abertas e a funcionar.

Leia Também: Cinco casos de ataques a jornalistas no Uganda em vésperas de eleições

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919741/uganda-varias-mesas-de-voto-por-abrir-ha-falta-de-boletins-e-anomalias#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes