"Vai ser muito difícil". França despede-se dos pandas Huan Huan e Yuan Zi
- 24/11/2025
O Jardim Zoológico de Beauval, em França, despediu-se este domingo de Huan Huan e Yuan Zi, dois pandas que chegaram ao país em 2012 e vão agora regressar à China por motivos de saúde.
Segundo o jornal francês Le Figaro, mais de 200 pessoas marcaram presença no Jardim Zoológico de Beauval, em Saint-Aignan-sur-Cher, para se despedir do casal de pandas, que terá de regressar à China na próxima terça-feira devido à insuficiência renal de Huan Huan.
"Estes são os primeiros pandas que vimos. Queríamos estar para nos despedirmos", contaram Patrice e Verónique, um casal que viajou de Bordéus a Saint-Aignan-sur-Cher, uma viagem de cerca de 400 quilómetros, para a despedida dos pandas.
Este domingo, o Jardim Zoológico de Beauval organizou a última alimentação de pandas e os presentes vestiram-se "como pandas da cabeça aos pés", incluindo sapatos, meias, calças, casacos e até chapéus.
Delphine Pouvreau, uma das tratadoras dos pandas, afirmou que hoje foi a "despedida final do público" e previu que "terça-feira vai ser muito difícil".
"Todos os tratadores criaram um forte laço com eles. Testemunhámos aqui o primeiro nascimento de uma cria de panda em França. Essa lembrança ficará gravada nos nossos corações", destacou.
Nas redes sociais, o Jardim Zoológico de Beauval agradeceu aos que estiveram presentes na "última degustação de Huan Huan e Yuan Zi", que tiveram um "belo banquete".
"Um enorme obrigado, do fundo do meu coração, pela vossa presença, pelas vossas mensagens, pelos vossos sorrisos... e até mesmo pelas vossas lágrimas", lê-se.
Segundo explicou o diretor do Jardim Zoológico, Rodolphe Delord, a fêmea, Huan Huan, "está a sofrer de pequenos problemas renais". "Não é nada de grave para já. É uma condição bastante comum em carnívoros desta idade… 17 anos", disse, acrescentando que, mesmo assim, decidiu-se antecipar o regresso dos animais à China.
Huan Huan e Yuan Zi chegaram a França no início de 2012
Huan Huan e Yuan Zi chegaram a França no início de 2012 e rapidamente tornaram-se na imagem de marca do Jardim Zoológico de Beauval, considerado o quarto zoológico mais bonito do mundo.
Juntos tiveram três crias: um macho nascido em 2017, que partiu para a China em 2023, e duas fêmeas gémeas, que permanecerão em Beauval até, pelo menos, 2027.
"As fêmeas ficarão connosco. Em breve, irei reunir-me com as autoridades chinesas para ver como podemos dar continuidade à aventura das pandas depois de 2027", disse Delord.
O regresso de Huan Huan e Yuan Zi está previsto para terça-feira e os animais serão transportados para o Aeroporto Charles-de-Gaulle, em Paris, de onde partirão pelas 12h30 locais.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Vaca em fuga cai no telhado de um bar no Brasil. Eis as imagens





.jpg)






















































