Vance critica "caos" em Minneapolis: "Consequência da extrema-esquerda"

  • 25/01/2026

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, voltou a criticar, este domingo, a "extrema-esquerda" e as autoridades de Minnesota após agentes do serviço de imigração (ICE) terem baleado um homem na cidade de Minneapolis, no sábado.

 

"Este nível de caos organizado é exclusivo de Minneapolis. É a consequência direta dos agitadores da extrema-esquerda, que trabalham com as autoridades locais", pode ler-se numa publicação no X (antigo Twitter).

De notar que, há dois dias, JD  Vance já havia culpado a extrema-esquerda e as autoridades locais pelo caos que tem existido no estado do Minnesota, enquanto a administração de Donald Trump continua com a sua política anti-imigração.

A recente turbulência "foi criada, penso eu, por muitas pessoas, francamente, de extrema-esquerda, e também por algumas autoridades policiais estaduais e locais que poderiam fazer um trabalho muito melhor na cooperação", vincou, na sexta-feira, o vice-presidente.

Vance critica extrema-esquerda e autoridades locais por Minnesota

Vance critica extrema-esquerda e autoridades locais por Minnesota

O vice-presidente norte-americano, JD Vance, culpou hoje a extrema-esquerda e as autoridades policiais estaduais e locais do Minnesota pelo caos que existe no Estado, enquanto o Governo liderado por Donald Trump mantém a agressiva campanha contra a imigração ilegal.

Lusa | 00:36 - 23/01/2026

Segunda morte às mãos do ICE no espaço de três semanas

Alex Pretti, de 37 anos, foi morto a tiro por um agente do ICE, no sábado, em Minneapolis. Recorde-se que esta é a segunda morte às mãos do ICE no espaço de três semanas nesta cidade do estado norte-americano de Minnesota.

A vítima, natural dos Estados Unidos, foi cercada e agredida por várias pessoas, ouvindo-se depois 10 tiros a ser disparados.

A porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, disse à Associated Press (AP), através de mensagens de texto, que a pessoa tinha uma arma de fogo com dois carregadores e que a situação estava "em evolução", alegando que os agentes teriam agido em legítima defesa.

Há, no entanto, testemunhas oculares, família e as autoridades que dizem que Alex Pretti não estava armado, contrariando assim a versão da administração de Trump.

ICE volta a matar nos EUA. Que se sabe de (novo) tiroteio em Minneapolis?

ICE volta a matar nos EUA. Que se sabe de (novo) tiroteio em Minneapolis?

Alex Pretti é a mais recente vítima dos agentes do serviço de imigração norte-americano (ICE). Natural dos Estados Unidos, o homem foi morto a tiro em Minneapolis, no estado de Minnesota. A administração alega que os agentes agiram em legítima defesa, mas testemunhas contradizem esta versão.

Maria Gouveia | 08:25 - 25/01/2026

As imagens da agressão

Horas depois do sucedido, vários vídeos já tinham corrido as redes sociais, mostrando o momento em que o homem de 37 anos é morto às mãos destes agentes.

Nas imagens, é possível ver um grupo com cerca de cinco agentes do serviço de imigração à volta de Alex Jeffrey Pretti, enfermeiro de profissão, imobilizando-o no chão.

A certa altura, o homem parece conseguir ajoelhar-se e estar a levantar-se, mas, de repente, os tiros começam a soar. Num dos vídeos, a mulher que o está a gravar - e que se encontra relativamente perto do local - começa, imediatamente, a correr para longe, enquanto grita. No outro, gravado no interior de um estabelecimento, pode ouvir-se um jovem completamente incrédulo com o que acabou de acontecer repetindo: "Ele está morto. Mataram-no."

Imobilizado e no chão. O que mostram os vídeos da morte em Minneapolis?

Imobilizado e no chão. O que mostram os vídeos da morte em Minneapolis?

Um homem de 37 anos foi morto pelo ICE durante um protesto em Minneapolis, no estado do Minnesota, este sábado. Vídeos partilhados nas redes sociais mostram o momento que levou à morte do enfermeiro Alex Jeffrey Pretti: estava imobilizado no chão.

Carolina Pereira Soares com Lusa | 23:54 - 24/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925819/vance-critica-caos-em-minneapolis-consequencia-da-extrema-esquerda#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes