Venezuela? Trump terá proposto saída de Maduro (que pediu amnistia)

  • 01/12/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá dado ao seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, a oportunidade de sair da Venezuela com vida, mas teria de ser de imediato. Tudo terá acontecido durante uma conversa telefónica na semana passada. 

 

Conta o Miami Herald, que cita fontes não identificadas, que Donald Trump e Nicolás Maduro falaram por telefone e que, após o ultimato do norte-americano, o venezuelano terá exigido continuar a controlar as forças armadas do seu país, tendo também solicitado amnistia internacional para todos os seus crimes. 

A resposta de Trump terá sido direta e as negociações acabaram por fracassar. O presidente norte-americano terá proposto a Maduro que tanto ele como a mulher e os filhos tinham permissão para deixar a Venezuela em segurança, mas teria de ser no imediato. 

"Primeiro, Maduro pediu amnistia internacional por quaisquer crimes que ele ou o seu grupo pudessem ter cometido, o que foi rejeitado. Em segundo lugar, pediram para manter o controlo das forças de segurança. Em troca, permitiriam eleições livres", disse aquela fonte ao Herold.

No entanto, as propostas foram todas rejeitadas.

Note-se que, recentemente, o New York Times havia noticiado que os dois presidentes tinham falado e que a conversa telefónica, que terá sido tensa, ocorreu no dia 16 de novembro, dias depois de Trump ter dito que estava disponível para conversar com Maduro. 

De acordo com relatos, a conversa serviu para que Trump e a equipa de Maduro discutissem os detalhes de como seria a rendição do presidente venezuelano, uma vez que o Departamento de Estado norte-americano oferece uma recompensa de 50 milhões de dólares pela sua captura. 

Trump confirma chamada telefónica, mas não adianta tema da conversa

O presidente norte-americano confirmou, este domingo, que existiu uma chamada telefónica com Nicolás Maduro. No entanto, não quis adiantar qual o assunto discutido. 

"Não quero comentar. A resposta é sim", disse aos jornalistas, a bordo do Air Force One, depois de ter sido questionado sobre se tinha falado com o presidente venezuelano.

Trump confirma que conversou com Maduro:

Trump confirma que conversou com Maduro: "Foi um telefonema"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou hoje que falou recentemente com o seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, que acusa Washington de usar o combate ao narcotráfico como pretexto para o tentar derrubar do poder.

Lusa | 23:48 - 30/11/2025

Estados Unidos propuseram a Maduro "ir para a Rússia"?

Os Estados Unidos, que atualmente têm um destacamento militar na costa da Venezuela, ofereceram ao presidente Nicolás Maduro a opção de "ir para a Rússia" ou para outro país, afirmou, este sábado, o senador norte-americano Markwayne Mullin.

"Aliás, demos a Maduro a oportunidade de se ir embora", disse o senador republicano do Oklahoma à estação norte-americana CNN.

"Dissemos-lhe que poderia ir para a Rússia ou para outro país", acrescentou.

EUA propuseram a Maduro

EUA propuseram a Maduro "ir para a Rússia", diz senador republicano

Os Estados Unidos (EUA), que atualmente têm um destacamento militar na costa da Venezuela, ofereceram ao Presidente Nicolás Maduro a opção de "ir para a Rússia" ou para outro país, afirmou hoje o senador norte-americano Markwayne Mullin.

Lusa | 20:40 - 30/11/2025

O que se passa entre os EUA e a Venezuela?

Recorde-se que o presidente norte-americano, Donald Trump, ordenou um grande destacamento militar no mar das Caraíbas e alertou no sábado que considera o espaço aéreo venezuelano "completamente fechado", depois de ter enviado para a região o maior porta-aviões do mundo.

Trump justificou estas operações acusando Caracas de estar por detrás do tráfico de droga que inunda o mercado norte-americano, mas Nicolás Maduro negou estas acusações e considerou que Washington está a usar um pretexto para o derrubar, provocar uma mudança de regime na Venezuela e apoderar-se das reservas de petróleo do país.

No poder desde 2013, o presidente venezuelano socialista é o herdeiro político de Hugo Chávez, uma figura de destaque da esquerda radical na América Latina. Foi reeleito em 2024, após uma eleição contestada, que desencadeou protestos no país, que foram fortemente reprimidos e levaram a centenas de detenções.

"O próprio povo venezuelano também se manifestou e disse que quer um novo líder e a restauração da Venezuela como país", disse ainda Mullin à CNN.

No sábado, o senador republicano Lindsey Graham também considerou abertamente a possibilidade de uma mudança de regime na Venezuela.

"Durante mais de uma década, Maduro controlou um Estado narcoterrorista que está a envenenar os Estados Unidos", declarou na rede social X, chamando o presidente venezuelano de "líder ilegítimo".

"O firme compromisso do presidente Trump em pôr fim a esta loucura na Venezuela salvará inúmeras vidas americanas e dará ao querido povo venezuelano uma nova oportunidade de vida", prosseguiu Lindsey Graham, sugerindo que Maduro poderá ser forçado a exilar-se.

"Ouvi dizer que a Turquia e o Irão são locais encantadores para visitar nesta altura do ano", acrescentou.

Nos últimos dias, foi registada uma atividade constante de caças norte-americanos a apenas algumas dezenas de quilómetros da costa venezuelana, segundo sites de rastreamento de aeronaves.

[Notícia atualizada às 23h49]

Leia Também: Portuguesa na Venezuela afirma: "Está difícil. É preciso ter coragem"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897420/venezuela-trump-tera-proposto-saida-de-maduro-que-pediu-amnistia#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes