Vídeo mostra momento em que esquiadores são levados por avalanche nos EUA
- 13/01/2026
Dois esquiadores foram apanhados por uma avalanche em Haiyaha Couloir, no Rocky Mountain National Park, no estado norte-americano do Colorado, no sábado passado, dia 10 de janeiro. Apesar do susto, os esquiadores sofreram apenas alguns ferimentos.
O Centro de Informação sobre Avalanches do Colorado (CAIC, na sigla em inglês) divulgou um vídeo que mostra o momento em que dois esquiadores de um grupo de três foram apanhados e arrastados pela avalanche - que pode ver na galeria acima.
De acordo com o CAIC, "o grupo relatou ter cortado a parte superior da rampa, o que provocou uma avalanche de placa de vento que limpou parte da encosta". Uma placa de vento, sublinhe-se, é "uma camada de neve formada e transportada pelo vento".
"Normalmente, o vento move a neve dos lados a barlavento do terreno e deposita-a no lado a sotavento, criando placas lisas e arredondadas", explicou o CAIC.
Um dos esquiadores ficou soterrado e deslocou o ombro ao tentar agarrar-se a uma árvore. Enquanto o grupo o ajudava, outro esquiador foi apanhado pela avalanche.
Apesar do susto, o grupo conseguiu tratar do ferimento e sair da área em segurança.
Após o incidente, o CAIC avisou os esquiadores, nas redes sociais, para estarem "cientes dos riscos das avalanches".
"Em locais com uma camada de neve mais profunda, como nas montanhas Park Range, Elk e West Elk, você pode provocar as maiores avalanches. Noutros locais, as avalanches que pode provocar serão menores, mas ainda assim potencialmente perigosas em terrenos consequentes", lê-se.
Leia Também: Dois esquiadores mortos numa avalanche nos Alpes franceses





.jpg)






















































