Vídeo mostra momento em que paraquedista fica preso na asa de avião
- 11/12/2025
O Gabinete Australiano de Segurança nos Transportes (ATSB, na sigla em inglês) divulgou, esta quinta-feira, um vídeo que mostra o momento em que um paraquedista ficou preso na asa de um avião durante um salto, em Queensland.
Segundo o ATSB, o incidente ocorreu no passado dia 20 de setembro, quando o avião - um Cessna Caravan - descolou do Aeroporto Tully com um piloto e 17 paraquedistas, incluindo 16 em formação.
"Quando o primeiro paraquedista subia pela porta de enrolar, a pega do paraquedas de reserva prendeu-se na aba da asa, acionando o paraquedas inadvertidamente", explicou o ATSB.
O homem foi imediatamente arrastado para trás e as suas pernas embateram no estabilizador da aeronave, "danificando-o consideravelmente". O paraquedas acabou por se enrolar no estabilizador e deixou o paraquedista suspenso.
Treze paraquedistas decidiram saltaram da aeronave, enquanto outros dois observavam o paraquedista preso a utilizar uma faca para cortar as 11 linhas do paraquedas de reserva.
Apesar do susto, o homem conseguiu aterrar em segurança após abrir o seu paraquedas principal e sofreu apenas ferimentos ligeiros nas pernas.
Já o piloto, que utilizava um paraquedas de emergência, preparou-se para saltar durante a descida caso considerasse que não tinha controlo suficiente para aterrar a aeronave em segurança. No entanto, depois de descer cerca de 750 metros, percebeu que conseguia aterrar.
"Em circunstâncias difíceis, o piloto conseguiu controlar a aeronave e aterrar em segurança em Tully", adiantou Comissário-Chefe do ATSB, Angus Mitchell, citado num comunicado.
Para o responsável, o incidente serve de lembrete para os paraquedistas sobre a importância de estarem atentos às pegas de segurança, especialmente quando saltam da aeronave.
"Ter uma faca com gancho – embora não seja um requisito regulamentar – pode salvar vidas em caso de acionamento prematuro do paraquedas de reserva", destacou também.
Pode ver o vídeo do incidente na galeria acima.
Leia Também: EUA mantém pacto de defesa com Austrália e Reino Unido após incerteza





.jpg)






















































