Vitória de Mamdani inspira jovens na política do Uganda: "Um farol"

  • 06/11/2025

O líder da oposição ugandês, Joel Ssenyonyi, vê a vitória de Zohran Mamdani, nascido no Uganda, na corrida para a câmara de Nova Iorque, Estados Unidos (EUA), como uma mudança política inspiradora.

 

"É um grande incentivo, mesmo para nós aqui no Uganda, saber que isso é possível", disse Joel Ssenyonyi, que representa uma área da capital ugandesa, Kampala, acrescentando que ainda há "um longo caminho a percorrer".

A vitória de Mamdani em Nova Iorque oferece "um farol de esperança" para ativistas em dificuldades e outros em Uganda, disse Robert Kabushenga, um executivo de comunicação social aposentado que é amigo da família Mamdani, sublinhando que a lição é que se deve "dar aos jovens a oportunidade de moldar e participar na política de forma significativa".

"Ele [Mamdani] abre novos caminhos" e "está disposto a tentar em lugares que são novos", acrescentou Kabushenga.

Ssenyonyi, o legislador ugandês, disse que a improvável vitória de Mamdani, por mais remota que pareça para os ugandeses, merece ser comemorada.

"Isso nos inspira. Mamdani nasceu em Uganda, como nós", disse Ssenyonyi.

Os ugandeses veem esperança no aumento do número de jovens que se juntam à política.

Okello Ogwang, professor de literatura que trabalhou com o seu pai na Universidade Makerere, no Uganda, disse que o sucesso do filho no estrangeiro significa que "é importante investir nos jovens", alertando que caso contrário está-se a perder tempo.

Zohran Mamdani viveu os seus primeiros anos no Uganda, país que deixou aos 5 anos para seguir o pai, Mahmood Mamdani, para a África do Sul e mais tarde para os EUA, mantendo a cidadania ugandesa mesmo depois de se naturalizar cidadão norte-americano em 2018.

Desde a adolescência que Mamdani se interessou brevemente por uma possível carreira como jornalista e mais tarde integrou o grupo de rap Young Cardamom and HAB, cujos excêntricos videoclipes gravados em Kampala ainda podem ser vistos 'online'.

Antes de se tornar membro da Assembleia de Nova Iorque em 2021, o autodenominado socialista democrático era ativista comunitário no bairro de Queens, em Nova Iorque, ajudando proprietários vulneráveis que enfrentavam o despejo.

A sua campanha para presidente de câmara, cujo sucesso nas primárias democratas causou um choque no mundo político, concentrou-se na redução do custo de vida, prometendo autocarros urbanos gratuitos, creches gratuitas, congelamento das rendas para pessoas que moram em apartamentos com o preço de arrendamento estabilizado e mercearias administradas pelo governo, tudo pago com impostos sobre os ricos.

Alguns republicanos pediram a sua desnaturalização e deportação.

O Uganda, onde Mamdani nasceu em 1991, tem o mesmo Presidente há quase quatro décadas, apesar das tentativas de vários líderes da oposição de o derrotar.

O chefe de Estado do Uganda, Yoweri Museveni, um autoritário que se recandidata em janeiro, rejeitou os apelos para se aposentar, o que suscita receios de uma transição política instável. O seu adversário mais proeminente é um artista de 43 anos conhecido como Bobi Wine.

Leia Também: Vitória de Mamdani em Nova Iorque divide imprensa e analistas. Que se diz

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2883390/vitoria-de-mamdani-inspira-jovens-na-politica-do-uganda-um-farol#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes