Von der Leyen pede medidas concretas à Sérvia como respeito pela lei
- 15/10/2025
"Precisamos de ver progressos no que respeita ao Estado de direito, ao quadro eleitoral e à liberdade dos meios de comunicação social", referiu em Belgrado a líder do executivo comunitário, após um encontro com o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic.
"Sei que estas reformas não são fáceis, requerem paciência e perseverança, têm de incluir todos os setores da sociedade e o espetro político, mas o esforço vale a pena porque nos aproxima do nosso objetivo", acrescentou.
Ursula Von der Leyen, que está na Sérvia no âmbito de um périplo pelos Balcãs Ocidentais para impulsionar a sua integração na UE, apelou ainda um "maior alinhamento" da Sérvia com a política externa da UE, nomeadamente nas sacões à Rússia: "Felicito-vos por terem atingido 61% de alinhamento com a nossa política externa, mas é preciso mais. Queremos contar com a Sérvia como um parceiro fiável".
A Sérvia é um país candidato ao bloco desde 2012, mas, como lembrou Vucic, Bruxelas não abriu nenhum novo capítulo nas negociações desde que a Rússia iniciou, em fevereiro de 2022, a invasão da Ucrânia.
A Comissão Europeia leva em consideração não apenas a disputa histórica com Kosovo, mas também o facto de Belgrado não ter rompido completamente os laços com Moscovo.
Leia Também: Bruxelas dá 'luz verde' ao sétimo pagamento do PRR para Portugal