Zaporíjia. Mais de 30 feridos em ataques aéreos russos a prédios e escola

  • 18/12/2025

Ivan Fedorov, chefe da administração militar regional, indicou na rede social Telegram que 32 pessoas ficaram feridas em Zaporíjia e no distrito em redor da cidade, elevando um anterior balanço dos serviços de emergência ucranianos. 

 

Imagens da AFP mostram bombeiros a combater um incêndio que deflagrou num edifício residencial de oito andares, com a fachada enegrecida pelas chamas e janelas partidas. 

De acordo com Fedorov, duas pessoas ficaram feridas num ataque de um 'drone' russo contra um carro civil na cidade de Kushugum, a sul de Zaporíjia. 

Esta cidade, que tinha uma população de aproximadamente 710.000 habitantes antes do início da invasão russa em 2022, é bombardeada regularmente pelo exército russo, com a linha da frente localizada a menos de 30 quilómetros de distância. 

Apesar de controlar apenas parte da região, o Kremlin reivindica ter anexado toda Zaporíjia, bem como outras três regiões no leste e sul da Ucrânia.  

A central nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, mantém-se ocupada pelas forças russas desde março de 2022. 

Os ataques russos ocorrem em pleno esforço diplomático internacional para um acordo que ponha fim ao conflito, que dura há quase quatro anos. 

O chanceler alemão defendeu hoje como próximo passo nas conversações sobre a Ucrânia que os Estados Unidos exortem a Rússia a pôr fim à guerra com base na posição conjunta de norte-americanos, ucranianos e europeus. 

"Trata-se agora de apresentar à Rússia a posição conjunta da Ucrânia, da UE e dos Estados Unidos e de exortar a Rússia a pôr fim à guerra com base neste plano", disse Friedrich Merz no parlamento em Berlim. 

Merz fez perante uma comissão de controlo parlamentar um balanço das conversações que representantes europeus, norte-americanos, ucranianos e da NATO mantiveram em Berlim no domingo e na segunda-feira. 

Disse que foram reformuladas "de forma fundamental" as propostas que Washington tinha formulado há quatro semanas, e que ficaram resumidas num plano de 20 pontos. 

Merz não se referiu à questão das concessões territoriais que Kiev se recusa a fazer a Moscovo, que reconheceu permanecer em aberto numa conferência de imprensa na segunda-feira com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. 

Questionado sobre a proposta europeia de enviar uma força de paz multinacional para a Ucrânia como garantia de segurança após o fim do conflito, Merz não quis dizer se equaciona o envio de soldados alemães. 

O líder alemão prometeu, no entanto, que não se voltará a cometer o erro de 2014 --- quando a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia --- de deixar Kiev desprotegida perante uma agressão. 

Com base na proposta de paz da Ucrânia e aliados, Kiev limitaria a 800.000 o número de efetivos do exército e não integraria a NATO. 

Obteria, porém, dos aliados ocidentais garantias de segurança semelhantes às da aliança e acolheria uma força de paz europeia, à qual se uniria um mecanismo de vigilância do cessar-fogo supervisionado por Washington. 

Merz e Zelensky admitiram na segunda-feira que ainda não foi alcançado um consenso sobre a questão territorial. 

A Ucrânia recusa-se a entregar à Rússia as partes do Donbass (constituído por Donetsk e Lugansk) que ainda controla e mostra-se cética perante a proposta norte-americana de as converter numa zona económica desmilitarizada. 

Numa quase antecipação à resposta à nova proposta, o Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu hoje que a Rússia conquistará pela força os seus "territórios históricos" na Ucrânia se a diplomacia não acomodar os interesses de Moscovo. 

Putin reafirmou que se mantêm os objetivos da "operação militar especial" na Ucrânia, a designação oficial da invasão que ordenou em fevereiro de 2022. 

Desde então, Moscovo declarou como anexadas as regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson, depois de ter feito o mesmo à Crimeia em 2014. 

Leia Também: Rússia reclama localidade em Zaporijia e avanço dentro de Pokrovsk

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2906217/zaporijia-mais-de-30-feridos-em-ataques-aereos-russos-a-predios-e-escola#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes