Zelensky espera avançar no caminho para UE durante presidência cipriota
- 05/12/2025
Numa conferência de imprensa realizada em Kyiv com o homólogo cipriota, Nikos Jristodoulides, que visitou hoje a Ucrânia pela primeira vez durante a guerra, Zelensky disse esperar de Nicósia movimentações que sirvam para que possam ser iniciadas as negociações sobre os diferentes grupos de capítulos que Bruxelas avalia ao admitir novos membros.
"Contamos que nos próximos meses haja mais progressos no caminho da Ucrânia para a UE. A Presidência cipriota pode ser histórica pela abertura dos grupos de capítulos para a Ucrânia e por outras decisões necessárias", referiu Zelenski.
O Presidente ucraniano disse também contar com o apoio de Chipre para que a UE decida utilizar os ativos russos congelados como medida punitiva pela invasão, a fim de armar a Ucrânia e reconstruí-la após a guerra.
Zelensky informou o homólogo cipriota sobre a situação na frente e o andamento dos contactos que os Estados Unidos mantêm separadamente com russos e ucranianos para pôr fim à guerra, e destacou a importância do papel da Europa no atual contexto internacional.
O líder de Kyiv disse que espera que a UE continue a aprovar mais pacotes de sanções contra a Rússia durante os seis meses da Presidência cipriota.
Jristodoulides afirmou, por seu lado, que qualquer acordo de paz para pôr fim à guerra deve basear-se na Carta das Nações Unidas e respeitar a soberania ucraniana.
O presidente de Chipre defendeu a continuação das sanções europeias à Rússia e destacou a necessidade de continuar a apoiar a Ucrânia.
Leia Também: Representantes ucranianos reúnem-se com parceiros europeus em Bruxelas





.jpg)






















































