Zelensky nomeia ex-ministra das Finanças como conselheira para reconstrução
- 01/12/2025
Esta é a primeira nomeação de alto nível de Zelensky para a sua equipa após a saída de Andriy Yermak, antigo chefe do gabinete, na sequência das recentes buscas realizadas pelas autoridades anticorrupção à sua residência.
"A partir de hoje, Oksana Markarova continuará a apoiar o nosso Estado como minha conselheira para a reconstrução e investimentos", anunciou o chefe de Estado ucraniano na sua conta na rede social X.
"Estou muito satisfeito por Oksana continuar a fazer parte da nossa equipa de Estado e as suas responsabilidades passarão a incluir aconselhamento em questões para fortalecer a Ucrânia, principalmente a melhoria do ambiente de negócios, o aumento da nossa resiliência financeira, a captação de investimento e o planeamento da reconstrução em conjunto com os nossos parceiros estratégicos", acrescentou Zelensky.
Markarova junta-se à equipa presidencial para contribuir para uma tarefa que o chefe de Estado ucraniano considera fundamental para a "sobrevivência da Ucrânia", que consiste em dar ao país devastado pela guerra a "capacidade de se reconstruir após os combates e restaurar o desenvolvimento económico normal".
Na sua página de Facebook, a ex-embaixadora manifestou a sua gratidão pela nomeação e disse estar honrada por servir o chefe de Estado.
Oksana Markarova foi a primeira ucraniana a chefiar a Embaixada da Ucrânia nos Estados Unidos, cargo que ocupou desde 2021, depois de ter sido ministra das Finanças do Governo de Kyiv de 2018 a 2020.
Leia Também: Um morto e 11 feridos em Kyiv em novo ataque russo com drones





.jpg)






















































