Zelensky: "O que está a acontecer no Irão" traz dificuldades para Rússia
- 13/01/2026
"O que está a acontecer agora no Irão, protestos em grande escala, na realidade uma revolta, é um sinal claro de que as coisas não se tornarão mais fáceis para a Rússia", declarou Volodymyr Zelensky numa mensagem nas redes sociais.
O Presidente ucraniano enfatizou que "toda a pessoa decente no planeta quer que o povo do Irão seja libertado do regime que causou tanto mal à Ucrânia e a outros países".
Zelensky declarou que "é crucial que o mundo não deixe escapar esta oportunidade de mudança".
"Todos os líderes, todos os países e todas as organizações internacionais devem intervir agora e ajudar o povo [iraniano] a remover os responsáveis por aquilo que o Irão, infelizmente, se tornou", afirmou.
"Tudo pode ser diferente", concluiu Zelensky, no contexto dos protestos que eclodiram no final de dezembro e que já fizeram mais de 600 mortos, segundo a organização não-governamental HRANA, fundada em 2005 e sediada nos Estados Unidos.
Kiev tem acusado repetidamente Teerão de apoiar a Rússia no contexto da invasão da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022 sob ordens do Presidente russo, Vladimir Putin, acusações rejeitadas pelas autoridades iranianas.
Leia Também: Ataque russo atinge clínica pediátrica na Ucrânia. Há quatro mortos





.jpg)






















































