Zelensky pede decisão sobre financiamento europeu até fim do ano
- 18/12/2025
Em conferência de imprensa em Bruxelas, depois de intervir na reunião do Conselho Europeu - a última de 2025 -, Volodymyr Zelensky advertiu os líderes do bloco comunitário que a Ucrânia precisa de uma decisão nas últimas duas semanas sobre o financiamento ao país em 2026 e 2027.
A proposta em cima da mesa, apresentada pela Comissão Europeia há duas semanas, prevê a utilização das receitas dos recursos russos congelados nos países da União Europeia para financiar nos próximos dois anos o país que a Rússia invadiu.
A proposta vai ser discutida hoje, mas a Bélgica é um dos países que está contra, uma vez que agrega a maioria destes recursos russos congelados.
Sobre esta oposição à proposta, Volodymyr Zelensky disse que falou pessoalmente com o primeiro-ministro da Bélgica e que "lhe disse tudo o que tinha a dizer" sobre a necessidade de aprovar esta ideia do executivo de Ursula von der Leyen.
"Vamos ver se surtiu efeito o que lhe disse", comentou.
Outros países, comentou Volodymyr Zelensky, têm "superstições políticas" e "são contra a Ucrânia, independentemente do que a Ucrânia faça".
Leia Também: EUA falam sexta-feira com Kyiv sobre plano de paz e depois com russos





.jpg)






















































