Zelensky pede mais ajuda militar após onda de ataques russos
- 13/01/2026
"Os mísseis para os sistemas de defesa aérea são necessários diariamente, especialmente durante o inverno", disse o presidente ucraniano, antes de sublinhar que "o mundo pode responder a este terror russo com novos pacotes de ajuda para a Ucrânia".
"Esperamos que acelerem a entrega das ajudas já acordadas com os Estados Unidos e a Europa", acrescentou.
Zelensky sublinhou que a Rússia "precisa de compreender que o frio não a ajudará a vencer a guerra".
O chefe de Estado ucraniano afirmou que o "principal alvo do ataque" de hoje foram as instalações de serviços elétricos ucranianos.
Zelensky confirmou ainda a "extensa destruição de infraestruturas residenciais e civis" nas últimas horas devido aos bombardeamentos russos, que atingiram as províncias de Dnipropetrovsk, Jitomir, Zaporijia, Kyev, Odessa, Sumy, Kharkiv e Donetsk.
"Sem qualquer propósito militar, a Rússia lançou mísseis contra uma estação de correios em Korotich, em Kharkiv, matando quatro pessoas", lamentou nas redes sociais, sublinhando que "a situação na região de Kyiv não é fácil", uma vez que "centenas de milhares de casas estão atualmente sem eletricidade".
"Como sempre, onde quer que a Rússia tente destruir, os ucranianos apoiam-se mutuamente, e a resiliência interna é o que mais se precisa neste momento", disse Zelensky, insistindo que "cada ataque contra a vida lembra que o apoio à Ucrânia não pode parar".
Leia Também: Zelensky pede "resposta clara" e internacional após ataque maciço russo





.jpg)






















































