Zohran Mamdani acompanha enfermeiras no 9.º dia da maior greve do setor
- 21/01/2026
"Agora é o vosso momento de necessidade, quando podemos garantir que esta seja uma cidade onde não só trabalheis, mas também onde possais viver", afirmou , Zohran Mamdani, numa conferência de imprensa de apoio à greve.
Mamdani acrescentou que está a pressionar todas as partes para voltarem à mesa de negociação e para que as enfermeiras possam retomar o seu trabalho após nove dias de greve, que levou 15.000 profissionais de saúde em Nova Iorque a abandonarem os seus postos de trabalho nos hospitais.
O senador de esquerda de Vermont, Bernie Sanders, também participou nos piquetes de greve com Mamdani e mostrou o seu apoio à causa das enfermeiras. "Não me digas que não podes proporcionar um bom ratio de enfermeiros quando estás a pagar ao diretor executivo do NewYork-Presbyterian 26 milhões de dólares (22,1 milhões de euros) por ano, ao do Montefiore 16 e ao do Mount Sinai 5 milhões de dólares por ano", afirmou Sanders.
A greve começou depois de os negociadores de cinco grandes hospitais e o sindicato estadual de enfermeiras não terem conseguido chegar a um acordo sobre um novo contrato coletivo, após o anterior ter expirado no passado dia 31 de dezembro.
A Associação de Enfermeiras do Estado de Nova Iorque (NYSNA, na sigla em inglês), que representa os profissionais do Centro Médico Montefiore, NewYork-Presbyterian e do Sistema de Saúde Mount Sinai, exige aumentos salariais para compensar a inflação, ao mesmo tempo que luta por manter as proteções contra a falta de pessoal, reivindicações que alcançaram após uma greve de três dias há três anos.
Por outro lado, o Mount Sinai divulgou num comunicado que assumiu "compromissos adicionais", contratando temporariamente milhares de enfermeiras "para garantir um cuidado contínuo de alta qualidade".
O acordo entre as partes parece distante, com os hospitais a catalogar a exigência de aumento salarial da NYSNA como "irreal" e as enfermeiras a descreverem os seus pedidos como "não negociáveis".
Leia Também: Mayor de Los Angeles denuncia novas rusgas de imigração. "Preocupante"





.jpg)






















































